Quando pensas em amor, certamente vêm-te à mente afeto, sentimentos e relacionamentos íntimos. Mas, e se te falar de amor nos negócios? E se te disser que o amor tem um papel fundamental no desempenho e sucesso profissional? Parece-te uma combinação improvável? Neste artigo falo sobre o Amor e as suas Combinações improváveis nos Negócios. Porque o amor tem tudo a ver com negócios, com equipas, com desempenho…
Fiz uma viagem transformadora do amor no mundo corporativo
Nos últimos dias, percorri as páginas do livro “Chief Love Officer” da Cristina Amaro e fiz uma viagem ousada e transformadora do amor no mundo corporativo, que ressoou profundamente em mim, por tudo o que vivi em primeira mão.
Há uns anos (não tantos assim!) fui desafiada a liderar uma PME. Ao contrário, do estilo de liderança que tinha à minha volta, decidi fazer diferente.
Decidi guiar-me e colocar-me ao serviço com atitudes e comportamentos totalmente alinhados com os meus valores e forças de caráter. Apostei numa liderança com empatia, alegria, foco nas pessoas, proximidade, presença, escuta e voz ativa, partilha de informação, resolução colaborativa dos problemas.
Resultado? Uma equipa motivada, participativa, conectada, sempre disponível para ajudar, e com os objetivos cumpridos em grande.
É possível alcançar performance, sem uma liderança autoritária
Ao ler este livro, percebi como tudo se encaixa de forma tão perfeita.
É possível alcançar performance, produtividade e resultados de excelência, sem uma liderança autoritária assente em imposição de regras, uso e abuso de poder “só eu é que sei”, “eu decido porque quem manda aqui sou eu”. Mais, não é só possível, como é o NOVO CAMINHO DO SUCESSO.
Principais conclusões sobre a nova perspetiva na abordagem do amor nos negócios
Eis algumas das principais conclusões sobre a nova perspetiva na abordagem do amor nos negócios e nas organizações:
O amor como força transformadora:
Ao adotar uma abordagem mais amorosa, os líderes e colaboradores podem criar ambientes de trabalho mais positivos, colaborativos e produtivos.
Conexão humana e empatia:
Priorizar relacionamentos autênticos e demonstrar compreensão pelos colegas, as equipas podem alcançar um nível mais alto de satisfação, motivação e engajamento.
Cultura organizacional centrada no ser humano:
Criar uma cultura organizacional centrada no ser humano, onde o respeito, o cuidado e a valorização das pessoas são fundamentais.
Liderança amorosa e inspiradora:
Os líderes devem adotar uma abordagem amorosa na sua liderança, inspirando e capacitando as equipas para o sucesso. Promovendo a criação de um ambiente mais inclusivo, de confiança e de motivação para enfrentar desafios com coragem.
Impacto nos resultados financeiros e sustentabilidade:
O livro apresenta estudos e exemplos de empresas que adotaram a abordagem do amor nos negócios, e como isso resultou em maior eficiência operacional, maior lealdade do cliente e maior sustentabilidade a longo prazo.
Foco no propósito e valores compartilhados:
Ao abraçar o amor nos negócios, as empresas podem alinhar a sua atuação com um propósito maior e valores compartilhados, o que pode gerar maior senso de propósito e realização entre os colaboradores.
O que guardo no coração com este livro?
A mudança de perspetiva apresentada é a de que o amor não é apenas um sentimento pessoal, mas sim uma força poderosa e essencial, para criar ambientes de trabalho mais positivos, produtivos e humanizados.
Abraçar uma abordagem amorosa nos negócios e nas organizações, permite criar ambientes mais inclusivos, colaborativos e inspiradores, que resultam em benefícios tanto para as pessoas envolvidas quanto para os resultados globais da empresa.
E para ti? Amor e negócios/desempenho: combinação improvável ou essencial?
Estas e outras estratégias de liderança são aprofundadas no meu Programa Alta Performance Consciente. Se és CEO ou empreendedora e lideras uma equipa, marca a tua sessão de clareza neste link ou envia-me mensagem através do formulário de contacto, para conheceres os detalhes das edições especiais APC especial CEO e APC especial Empreendedoras.