Quantas vezes sentiste que o dia devia ter 48 horas? Que passas os dias a correr e não consegues realizar o que é realmente importante? Quantas vezes acabas os teus dias sem tempo para ti e para a tua família? Esta é uma dificuldade que identifico nos processos que eu acompanho, a ideia de que o tempo devia ser o triplo para encaixar tudo. Por isso, venho contar-te como podes gerir o teu tempo de forma intencional.
O que é ser intencional?
Em primeiro lugar, vamos falar do que é isto de ser intencional. Significa ter consciência e clareza aonde queremos chegar, fazer escolhas e responsabilizarmo-nos por elas. Não andas a fazer o que esperam que tu faças ou o que a maioria das pessoas faz. Sabes a razão das tuas ações e não andas em piloto automático. Vives com propósito e de propósito.
Não precisas de mais tempo, precisas de ser intencional
Pensa nestas pessoas: Steve Jobs, Oprah Winfrey e Bill Gates. O que é que eles têm em comum? Muitas podem estar a pensar em sucesso, status, dinheiro, a verdade é que apesar de tudo o que podes estar a pensar, eles têm em comum 24 HORAS POR DIA! As mesmas 24 horas que tu e eu temos! Se o tempo é igual, então é a nossa perceção e atitude que têm de mudar. Temos de ser mais intencionais com o nosso tempo e gerir de forma inteligente.
Como ser intencional com o teu tempo?
Independentemente, daquilo que fazemos, todos os dias somos bombardeadas por uma enorme pressão, mesmo que inconsciente, que temos de ser mais saudáveis, mais bonitas, mais ricas, mais felizes, mais ambiciosas. Temos de ter uma carreira de sucesso, ter filhos e ser mães presentes, ser equilibradas, fazer exercício, comer de forma saudável, manter a casa limpa, ter uma vida social e cultural.
Mas, a verdade é que esta busca constante e desenfreada pela melhoria, põe a descoberto as nossas inseguranças, a nossa auto-sabotagem, desta forma lembra-nos sempre o que nos falta ou o que já deveríamos ter e não temos. A questão é que perante todas estas expetativas, acabamos por nos sentirmos que não somos boas o suficiente, que tudo o que fazemos nunca chega, que nada está perfeito, que podíamos entregar mais. É precisamente aqui que a insegurança e ansiedade aumentam. A autoestima e a autoconfiança que se queriam desenvolver, acabam por, paradoxalmente, diminuir.
“O meu dia termina quando estou cansado e pronto para ir para casa, não quando o trabalho terminou. O trabalho nunca acaba. Como o de uma dona de casa, o trabalho de um gestor nunca está terminado. Há sempre mais a ser feito, sempre mais que pode ser feito.”
Andy Grove, ex-presidente e CEO da Intel afirma no seu livro “High Output Management”
-
Deixa de viver num ciclo vicioso
Se continuarmos neste ciclo exterior vicioso, vamos mesmo acabar por nunca estar satisfeitas, por mais que façamos e alcançamos. É imperativo olhar para dentro, e perceber, acima de tudo, o que é importante e significativo para Ti. Encontra o teu ritmo e estabelece os teus limites, não olhes para o que as outras estão a conseguir alcançar, mas sim para aquilo que estás a conseguir fazer com a tua realidade.
-
Pensa de forma estratégica sobre as tuas prioridades
Já pensaste que há vários empresários que, apesar de tantas responsabilidades e funções, conseguem tirar tardes da sua semana para os seus encontros de golf? Muito provavelmente, isto acontece porque eles pensam e agem de forma estratégica sobre as suas prioridades. É preciso eliminar o que não está a acrescentar valor, delegar tudo o que for possível para ter mais tempo, e adiar tudo o que não for importante fazer no momento, e pode ser feito mais à frente. Na verdade, este foi só um exemplo que não se aplica só a executivos, mas a qualquer uma de nós.
-
Precisas de saber quais são os teus sonhos
Para saberes o que eliminar, delegar e adiar, precisas primeiro de saber quais são os teus sonhos. Penso que um passo atrás da gestão do tempo, é precisamente o patamar da clareza, onde estabeleces aquilo que de fato é importante para ti. Quem é que tu queres ser? Quais são os seus valores? Que relações intencionais queres ter? Como queres viver a tua vida? Onde e como te vês daqui a um ano? E daqui a 10 anos?
Sentes que precisas de ajuda para dar um passo para gerir o teu tempo de forma intencional? Posso ajudar-te! Agenda já a tua sessão individual comigo através do formulário de contacto ou envia-me mensagem no instagram.